Compra de um imóvel: como escolher uma região para morar

Há uma série de fatores que fazem com que seu próximo imóvel esteja totalmente alinhado com os seus desejos. Além da planta dos seus sonhos e o valor adequado ao seu orçamento, a localidade também possui um papel fundamental na escolha do seu novo lar.

Com a finalidade de ajudá-lo a acertar na escolha da região de seu próximo imóvel, elencamos abaixo cinco atitudes que vão direcioná-lo no caminho certo. Confira!

Evite comprar no escuro ou por impulso

Ficar entusiasmado e animado com a perspectiva de um imóvel novo é uma sensação muito boa, porém, tal sensação pode, também, se tornar sua inimiga. Combine entusiasmo com praticidade e não ceda ao impulso de comprar um imóvel novo sem conhecer todos os pormenores do próprio imóvel e do contrato de venda. Todo cuidado é pouco.

Indicações devem ser levadas em consideração, mas a pesquisa é fundamental

Especialmente quando não se está familiarizado com uma determinada região, a indicação de um conhecido pode fazer toda a diferença.

Mesmo assim, leve sempre em conta que, o que é bom para um, pode não ser tão útil para outro. Por isso, não dispense a pesquisa sobre a região onde pretende morar. Se possível, converse com seus futuros vizinhos e se inteire sobre os pontos positivos e os negativos do bairro. Dessa forma, você evita surpresas desagradáveis.

Seu perfil e estilo de vida devem ir de encontro às facilidades do bairro

O que você gosta de fazer? O que não pode faltar no bairro em que pretende morar? São perguntas como essas que vão ajudá-lo a acertar na região em que pretende comprar um imóvel.

Um bairro que não possua boas escolas ou clínica pediátricas pode não ser perfeito para uma família com filhos, por exemplo. Verificar a distância entre o bairro e o seu local de trabalho também é algo que precisa ser considerado, pois ninguém gosta de passar boa parte de seu dia preso no trânsito, não é mesmo?

Portanto, a fim de escolher a região ideal para morar, suas necessidades devem ser consideradas como prioridades.

De olho nos custos adicionais

Comprar um imóvel vai além do valor do bem em si. Complementando o item acima, se seu próximo imóvel está a uma distância considerável do seu trabalho, é preciso considerar os custos extras que isso pode acarretar para que seu orçamento não seja impactado a ponto de desorganizá-lo.

Além do valor do imóvel e de seus respectivos impostos e taxas, calcule as despesas extras, como combustível ou condução, para que saiba exatamente o que precisará ser feito para proteger sua saúde financeira.

As melhorias no bairro valorizam a obra

Morar em um bairro moderno que passa constantemente por melhorias contribui para que, não apenas você tenha uma excelente qualidade de vida, mas também para valorizar o seu imóvel.

Procure saber se há obras sendo feitas ou que estão planejadas para um futuro bem próximo que farão com que seu bairro tenha acesso mais fácil, ou que traga uma benfeitoria importante para os moradores, como a construção de uma estação de metrô.

Gostou de nossas dicas? Agora é mãos à obra! Boa sorte!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Compra de um imóvel: como escolher uma região para morar
Author Rating
51star1star1star1star1star